sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As TICs – Tecnologia de Informação e Comunicação, inserida no contexto interdisciplinar da UNEB – Campus XV.




Desde o inicio deste semestre, nós estudantes de Pedagogia da disciplina Tecnologia e Educação, depuramos em analisar a importância da Tecnologia na promoção do ensino aprendizado na sala de aula, seja ela através da Formação de Professores, inclusão digital, Cinema, imagem e o computador como ferramenta da aprendizagem.
Assim, buscamos embasamento teórico a partir de leituras de livros, periódicos e artigos, na perspectiva de encontrar apoio teórico que direcionassem a as novas TICs com práticas educativas, dentre vários autores citamos: Vânia Valente, Andréa Lago, Raquel Racuero, Cris Alves, Linns. Em análise de leitura e discussão de textos percebemos que a tecnologia objetivando o conhecimento recíproco entre educando e educador, estava presente na nossa vida acadêmica, em caráter interdisciplinar do curso.
Mas foi especificamente na disciplina de Educação e Tecnologias, que inter - ligamos constantemente a aprendizagem á Tecnologia, exemplo relativo a isto foram os debates no fórum de discussão online da UNEB - o Moodle, onde era postado na biblioteca virtual os textos e temáticas pelo qual interagimos em altercação textuais. Outro exemplo ressoa na criação de blogs individuais e coletivos, onde são postados comentários. Visando através das tecnologias relacionar os referenciais teóricos em ações prática do cotidiano.
Vale ressaltar desta forma que os sites de relacionamentos como Orkut, msn, e-mail, twitter, fotolog também poderão ser grandes instrumentos para a promoção do ensino-aprendizado, utilizado tais sites para informar assuntos educativos, como solicitar trabalhos da próxima aula, postar recados solicitando orientação, argumentar as aulas expositivas.
Alem das leituras, os seminários – Educação e Tecnologia: construindo redes e difusão de conhecimento; e a Pré - jornada de Cinema, intitulada, Cinema: que arte é essa? contribuíram bastante na construção do conhecimento, onde os palestrantes colaboraram na assimilação e ampliação do saber.
Sabemos que a educação aliada a TIC - a tecnologia da informação e comunicação – promove, não apenas o desenvolvimento o cognitivo do individuo, mas também nas relações sociais, visto que possibilita o estimulo da criatividade, criticidade e alteridade, tornado – os participativos e problematizadores das questões presentes na sociedade.

Um comentário:

  1. Interessante, pois as novas tecnologias enriquecem o ato pedagogico favorecendo uma efetiva interatividade, contribuindo com a formação do individuo.(Esther aluna de Pedagogia UNEB Campus VIII)

    ResponderExcluir